segunda-feira, junho 18, 2007

"Dificuldade Para Obedecer"

Dificuldade Para Obedecer
por Regina Lopes


“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas”.
Mt 11.28-29.

Na tarde de segunda-feira tive um aborrecimento daqueles para ninguém colocar defeito e quando percebi estava falando com Deus de forma bem infantil. Comecei a cobrar coisas, a reivindicar “meus direitos”. Você já se comportou desta forma? “Quero fazer valer os meus direitos, ter um modo próprio de agir e o reconhecimento de meus valores, não me posso dar ao luxo de ser mansa, isso poria a perder tudo o que tenho realizado como mulher, e ainda por cima, seria pisoteada pelas pessoas”. Já andou dizendo estas coisas para Deus? Eu já. E nestes momentos Ele espera pacientemente que eu pare de “bufar”, respire fundo, cale a boca para que mansamente Ele possa me explicar certas coisinhas que preciso saber entender e obedecer. Vamos conversar um pouco sobre isto?

“... o fruto do Espírito é [...] mansidão.” Ser manso é ter poder, coragem, dignidade de caráter, é ser forte e ao mesmo tempo humilde. Jesus disse: “Venham a mim [...]. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim”. Mas nós pensamos assim quando as coisas ficam difíceis? Daqui a alguns domingos eu terei que falar aos alunos sobre perdão e quanto mais estudo, quanto mais pesquiso, mais penso em Pedro. Jesus diz:
“Eu lhes digo isto também – se dois de vocês concordarem aqui embaixo na terra a respeito de qualquer coisa que vão pedir, meu Pai do céu o fará por vocês. Pois onde dois ou três se reunirem porque são meus, eu estarei ali mesmo entre eles.”.

Então Pedro veio a Ele e perguntou-lhe: “Senhor, quantas vezes eu devo perdoar um irmão que pecar contra mim?” E ele mesmo pergunta dando a sugestão: “Sete vezes?” Imagino neste momento Jesus dando um sorrisinho de canto de boca e dizendo: “Não. Setenta vezes sete”. E então Jesus começa a parábola do credor incompassivo. Eu creio que Pedro estava louco para dizer a alguém: “Eu já te perdoei sete vezes! Fui muito paciente com você! Fui bondoso tolerando tudo isto e sete vezes fui capaz de perdoá-lo!” Você consegue imaginar Pedro dizendo estas coisas? Pedro seria o ser mais miserável da face da terra se recebesse a capacidade para perdoar apenas sete vezes. Com o ministério que se formava a sua frente ele teria que desenvolver o poder, a coragem e a dignidade de caráter, ser forte ao mesmo tempo humilde. Perdoar sete vezes acabaria matando Pedro. Seu corpo não suportaria.

Creio que ele tenha enfrentado uma luta consigo mesmo para renunciar a isso e aprender a se tornar manso. Jesus não desejava para ele, assim como também não deseja para nós que tenhamos temperamentos ruins. O Senhor toma nossa teimosia, rebeldia, nosso espírito de oposição e ensina-nos a usar seu jugo. Não se pode dobrar o pescoço sem abaixar a cabeça. Caminhando com Jesus, passo a passo, aprendemos com ele a ser humildes.

Ser manso não significa ser bobo. Nós podemos ser gentis, mas firmes. A sabedoria do alto é primeiramente pura não contaminada; depois pacífica indulgente. Tem consideração, é gentil. Está disposta a ser tratável plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento, livre de dúvidas, sem hesitação.

Fiquei irada por ter sofrido uma injustiça. Retirei-me do local e comecei:“Ôôôô Paiiiii!” E blá, blá, blá e Ele ouviu pacientemente e então disse: “Filha já falou tudo? Então agora ouça!” E então senti o rosto corar.

Meu bem Jesus é o nosso exemplo. Ele diz que suportará o outro lado do jugo. Você já viu carro-de-boi? Como os homens colocam o jugo nos animais? O jugo pode ser colocado sobre um boi e uma mula? Creio que não. A mula é muito arrogante e manhosa. Eles não são iguais. Que tal sobre um burro e um boi? Acho que também não. O asno é teimoso demais e de estatura baixa. Ele não arredaria o pé.

Após esbravejar, retrucar muito. Insistindo com o Senhor para julgar minha causa do meu jeito, levei uma belíssima bronca de Papai. Ele entende que tenho razão, mas as coisas não podem ser resolvidas da minha maneira, seguindo minhas idéias desorientadas e nem preciso permanecer debaixo de um estresse que trará grandes prejuízos para minha saúde. Ele dizia: “Regina aprenda de mim! Filha teu Pai é manso, dócil, humilde, simples. Eu posso trazer alívio, sossego e refrigério para tua alma! Submeta-se, pois o meu jugo é útil, bom. Não é áspero, pesado, difícil, mas é confortável, gracioso e agradável!”

Você pode estar na mesma situação. Pode ter sido maltratado ou abusado e, por isso, esteja cheio de ódio, ressentimento, desconfiança, ira e hostilidade. Ao invés de bondade e gentileza, você pode estar cheio de aspereza e dureza. Ao invés da lei da bondade, você pode estar querendo viver pela lei da selva, mas o Senhor neste dia nos diz: “Tome o jugo da bondade”. Seja gentil, mas firme. Se, por um lado, não podemos ser ásperos e duros, por outro, não devemos ser fracos e excessivamente suaves. Não devemos ser irritáveis e impacientes, irando e agindo com emoção; tampouco ser tão mansos a ponto de nos tornarmos capachos e muros de lamentação dos que querem levar vantagem sobre nós. Há tempo para ser pacientes e tolerantes, e há tempo para ser firmes e decididos. Há tempo para não nos irar e tempo de demonstrar justa indignação. É sábio saber quando fazer qualquer coisa.

Que Deus nos ajude!


Nenhum comentário: