terça-feira, março 18, 2008

"A VINGANÇA PERTÊNCE AO SENHOR"



Tenho tido a oportunidade de conversar com algumas pessoas que, ao relatarem as suas vidas declaram ser pessoas sem sorte, pelo motivo de que nada tem dado certo para elas.

Porém, quando em uma análise mais cuidadosa, na qual a pessoa tem a liberdade de conversar e expor os seus sentimentos tem-se a resposta, de que, é a falta de PERDÃO a razão de todos os seus males.

Uma raiz de amargura pode fazer com que a vida de alguém fique de tal forma amarrada que é como se ela estivesse congelada, paralisada naquele tempo. É uma maldição que aprisiona a pessoa e faz com que todo o seu viver transcorra ao redor daquilo.

Quando uma pessoa é retaliada ou ofendida, principalmente quando isto acontece de forma injusta, há uma grande tendência a que um sentimento de ira comece a brotar dentro do coração. O coração começa a arder, uma ferida se abre no peito e começa a doer e incomodar. Afinal, quem gosta de ser acusado de uma ato que não cometeu? Entretanto, a grande diferença que refletirá nos seus dias futuros, está na atitude que se toma após o fato.

O Senhor declara em Sua Palavra que é do coração que procedem as saídas da vida (Pv. 4.23). E que a boca fala daquilo que abunda o coração, ou seja, as palavras e as atitudes refletem as coisas que habitam o seu interior. Um bom exemplo disto são aquelas pessoas que dizem: “Eu perdôo, mas não quero vê-lo (a) em minha frente". Que tipo de perdão é este?

O perdão verdadeiro é aquele que apaga a transgressão, como o do Senhor Jesus, que lança as nossas transgressões nas profundezas do mar e delas não se lembra jamais (Malaquias 7.19 ). A falta de perdão é algo terrível para um coração, aprisiona com os laços do inimigo e com algemas espirituais que prendem e embaraçam a vida.

Mas existe algo ainda pior: o sentimento de vingança que nasce com a falta do perdão. É um sentimento cruel que cresce e faz com que a pessoa deseje punir o ofensor pelo ato praticado, neste momento um sentimento de ódio também morará dentro do seu peito, e sem dúvida, para destruí-la em primeiro lugar.

A ira é uma reação decorrente da ofensa, no entanto, deve-se ser forte o suficiente para brecá-la, paralisá-la e não permitir que ela avance dando lugar a outros sentimentos. Medite no que o Senhor diz em Efésios 4.26,27... Irai-vos e não pequeis: não se ponha o sol sobre a vossa ira, não deis lugar ao diabo. (grifo meu)

Quando algo acontece neste sentido, é comum que se fique chateado e até irado, mas não permita que essas coisas demorem dentro do seu coração nem por um momento, muito menos um dia. Tome a decisão de perdoar, o Senhor te ajudará! A verdade é que, nós pela nossa estrutura humana não temos a capacidade para conceder o perdão. É o Espírito Santo em nós que manifesta o Amor de Deus e nos capacita a perdoar os inimigos (Romanos 5.5) - até porque amar os amigos é muito fácil!

No momento da desforra a pessoa quer fazer justiça imediatamente, e se for possível, com as próprias mãos, agindo pela força. Na epístola de Tiago 1.20 o Senhor exorta: A ira do homem não opera a justiça de Deus. Do Senhor é a vingança e não nossa. Deus sabe fazer justiça em nosso favor!

Há um relato muito importante no primeiro livro do profeta Samuel, ocorrido com Davi, o rei. Ele recebeu uma afronta, não merecida, de um homem sem juízo chamado Nabal, que maltratou os seus soldados e negou-se a alimentá-los. Davi ficou tão irado que organizou os seus homens e determinou que fossem para a grande vingança. Ele estava decidido a destruir toda a sua família, seus animais, suas propriedades e tudo o mais que o pertencesse. A ira inflamava no seu interior, era como uma labareda de fogo que queimava com desejo de consumir tudo pelas suas chamas. Mas, Davi não sabia que aquele homem tinha uma mulher cheia de sabedoria e discernimento. Abigail era o seu nome.

Abigail foi encontrar-se com ele quando ainda estava a caminho, levou-lhe presentes e um pedido de perdão, chegando-se ao rei tomou para si a transgressão e falou-lhe com grande sabedoria: ...Que ele era o escolhido de Deus para guerrear as guerras do Senhor, e o fazia com fidelidade. Se por acaso algum inimigo se levantasse contra ele, para matá-lo, Deus o livraria, e lançaria ao longe os seus inimigos, afinal ele fazia parte daqueles que estavam atados no feixe do Senhor, e não seria necessário então que ele vingasse a si mesmo. Assim, Abigail com suas boas palavras, apaziguou a Davi e ele aceitando o seu conselho desistiu do seu intento, e foi livrado de derramar sangue alheio num grande ato de
loucura.

Dias depois, o inimigo de Davi morreu e ele agradeceu a DEUS por livrá-lo de cometer o mal a pessoas inocentes. A VINGANÇA pertence ao SENHOR!

Infelizmente, algumas pessoas vão além e destroem a si e a outros.

Qual será agora a tua decisão?

Descanse... Entregue a tua batalha ao Senhor. Certamente Ele fará justiça em teu favor! Amém?

Pv. 20.22 - NÃO DIGAS: vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor,
e ele te livrará.

Pv. 24.29 - NÃO DIGAS: como ele fez a mim, assim lhe farei;
pagarei a cada um segundo a sua obra.

Rm. 12.19,21 - NÃO vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai
lugar a ira ( de Deus) , porque está escrito: minha é a vingança; eu
o recompensarei, diz o Senhor. Não te deixes vencer do mal, mas
vence o mal com o bem.

Tg. 1.19b -... mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio
para falar, tardio para se irar.

Texto--> Pr Sergio Luis Ribeiro


SERGIO LUIS RIBEIRO É PASTOR DA IGREJA INTERNACIONAL DA GRAÇA DE
DEUS EM MONTE MOR, REGIÃO DE CAMPINAS.

Um comentário:

Anônimo disse...

oi ,eu estava com desejo de vingança, mais graças a essas palavras esse desejo começou a sair do meu peito.