Cheios da Graça
por Regina Lopes
 
“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” Gl 5.22.
 
Ontem eu e Paulo estivemos em um hospício aqui na cidade do Rio de Janeiro e enquanto aguardávamos a pessoa que iria nos atender eu comecei a olhar os quadros pintados pelos internos até que meus olhos alcançaram uma enfermeira que afagava a cabeça de uma idosa. Quando ela percebeu que eu estava observando, imediatamente parou de confortar aquela senhora. 
 
Amabilidade é amor refinado. Essa qualidade revela-se em nossa maneira de tratar os filhos, as pessoas mais idosas, a lidar com os problemas. Ser amável nas pequenas coisas é uma forma de comportamento quase esquecida.  Demonstra-se em frases simples, como “muito obrigada pela boa refeição” e “com licença”, quando deixamos à mesa. É agir com respeito, ser ponderados, atenciosos e generosos. O homem e a mulher amável é alguém cheio da graça e educado. 
 
Efésios 4.32 ensina-nos a ser amáveis: “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus o perdoou em Cristo”. Bom seria se aprendêssemos a citar esse versículo em nossa família desde a infância. Na realidade, a vida agitada de hoje tende a deixar irritado mesmo os cristãos. Vivemos sempre com pressa. Somos impacientes com as pessoas, mal-educados, ríspidos, indiferentes. Não é fácil ser amável hoje em dia. Devemos aprender, porém, a ser mulheres e homens bondosos pela graça de Deus. Deus deseja que cultivemos a amabilidade no jardim de nossa vida. 
 
Enquanto aguardávamos apareceu um interno procurando uma doutora e uma funcionária nos informou que todos os dias ele aparece para falar com ela e então completou: “este é o filhinho da doutora”. Aquele interno todos os dias se encaminha em direção a sala daquela doutora porque de lá vem o cheio suave do amor. Existe ternura nos olhos e nas mãos daqueles médicos e enfermeiros. Aquela enfermeira que delicadamente afagava a cabeça daquela idosa não tinha do que se envergonhar, muito pelo contrário. 
 
A amabilidade de espírito: esse fruto do Espírito refrigera os outros. 
Algumas pessoas no quartel onde Paulo serve souberam do problema que estamos enfrentando e alguém em especial decidiu quebrar o vidro de alabastro e derrama-lo todo sobre minha cabeça. Esta pessoa levou-me até uma neurologista que  explicou com riqueza de detalhes o que está acontecendo comigo e no momento em que esta neurologista informou sobre os exames que deverei fazer esta pessoa do quartel imediatamente decidiu quebrar outro vidro de alabastro e derramar novamente sobre minha cabeça. 
Enquanto eu estava com estas pessoas, dois médicos procuraram minha irmã e se ofereceram para fazer a pulsão.
 
Meu bem Jesus ensinou que o que sentimos no coração determina quem somos. Ele falou em renascer, viver com fé e ter um coração de criança. Ele queria que fôssemos como crianças porque estas são inocentes, crédulas e abertas às suas emoções. 
 
Jesus nos ensinou que para sermos líderes, precisamos servir os outros. Para sermos profundos pensadores, temos que ser capazes de sentir. Jesus ensinou que a identidade do ser humano é uma questão de coração. 
 
Infelizmente o ser humano não é ensinado a expressar afeto. Vivemos em uma geração onde as pessoas estão carregadas de ódio, raiva, ira, mágoa, ressentimento, indiferença.  O plano de Deus para nós é que cresçamos carinhosos com atitudes afetivas e francas. Mas a nossa natureza obstinada leve-nos a ser amargos, rudes, ásperos e insensíveis; todavia, a semente da amabilidade só pode germinar no solo fértil da bondade. 
 
Meu bem Deus se importa conosco. No livro de Mateus está registrado que Deus cuida dos pardais e sabe quando eles caem. Do mesmo modo, cuida dos lírios e sabe quando eles florescem. O Pai celestial cuida de nós da mesma forma que a essas criaturas. Ele nos ama com ternura – somos seus filhos. Porque Deus nos ama, podemos manifestar amor terno e solícito aos outros. Pense nisso!
 
Ao único Deus sábio seja dada glória para todo o sempre, por meio de Jesus Cristo.
 
Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário