terça-feira, maio 22, 2007

ANA A PREGADORA

texto: Lucas 2. 36-38

Estamos diante de um texto belo. É a história de uma viúva. Esta viúva nos ensina muito. Ela está contextualizada na história do povo de Israel. Senão vejamos, o nome do seu pai é apresentado, a tribo dela também.

Assim sendo, devemos olhar para estas informações e refletirmos que elas nos dizem.

Ana significa graça. É interessante, pois a graça está no templo. Está na reunião das pessoas que se reúnem para adorar o Senhor. A graça é a manifestação do amor do Senhor. A graça é fruto de alguém que viu Deus.

Fanuel é a transliteração para o grego de Peniel. Foi o lugar onde Jacob viu com Deus (Gn 32.30). A idéia é que seu pai era alguém que tinha intimidade com Deus. Não basta ser uma pessoa que vê Deus, mas é preciso vê-lo e entregar-se a Ele. É preciso reconhecer a sua graça.

Ela é da tribo de Aser. O segundo filho de Zilpa, que era serva de Lia (Gn 29.31-30.24; 35.16-20;22-26). Aser significa Feliz. Lia ficou feliz com seu nascimento. Este foi o oitavo filho de Jacob.

O que nos chama<>Israel não estavam perdidas. Havia um registro delas. Havia registro genealógico delas.

Ana era profetisa. Mas o que significa ser profetiza? “Um verdadeiro profeta ou profetiza é alguém, que havendo recebido revelações do propósito e vontade de Deus, declara aos demais o que assim recebeu.”[1] Profeta por tanto não é algum que prevê o futuro, mas alguém que declara os decretos do Senhor (Dt 18.18). É um dom de grande importância na vida da igreja (1 Co 14.1).

Ana era profetisa. Era alguém que servia o Senhor. Sendo assim, vejamos as lições que aprendemos com a vida de Ana.

1 – Ana era uma mulher que tinha prazer de estar em adoração constante ao Senhor
É incerto afirma que ele morava no templo. Isso podia ser verdade, mas idéia que trespassa o texto é o fato dela ter prazer de estar em adoração constante ao Senhor.

Ela estava presente em todos os cultos. Ana entendia o que dizia o salmista: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor” (Sl 122.1). E nós temos expressado esta alegria?

Ana vivia em adoração constante ao Senhor e por isso, vivia em comunhão com seus irmãos. Ela sabia que a comunhão era algo saudável. A Comunhão agrada a Deus e é geradora de vida (Sl 133).

Estamos a participar dos cultos ao Senhor? Estamos a viver em comunhão?
Ana buscava primeiramente o reino de Deus e a sua justiça. Ela entregou toda a sua vida ao Senhor. Ela dependia completamente do Senhor.

Ela não era compartimentada. Isto é meu e aquilo é de Deus. Tudo era de Deus. Seu prazer estava em estar na presença do Senhor a servi-lo. Assim também devemos ser nós. Nosso prazer deve ser o de estar na presença do Senhor e dedicar-lhe tudo e não somente o que sobre. Devemos buscar primeiramente o reino de Deus e a sua justiça (Mt 6.33).

2 – Ana era uma mulher que tinha um coração agradecido ao Senhor pelo que Ele lhe permitia ver
Gratidão é fundamental. Ela chega no templo e vê o Senhor Jesus sendo apresentado. Ele vê o Senhor e fica agradecida. Seu coração exulta. Quem se priva da comunhão do Senhor não pode ver a manifestação da sua graça.
A questão é pelo que Ana estava a dar graças a Deus?

No contexto podemos ver que é pelo Senhor Jesus. Ela estava grata por Deus ter enviado o Messias. Ela agradecia porque o Senhor veio redimir o seu povo.
Temos sido gratos pela vinda do Senhor e pela libertação que Ele tem feito nas muitas vidas?

Ana era agradecida. Tu estás agradecido ao Senhor? O salmista diz o seguinte: Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo. (Sl 92.1). Renda graças ao Senhor pelo que Ele é e pelo que tem feito na sua vida.

Ana, uma mulher idosa, mas com vigor e alegria em servir o Senhor. Não estava a queixar-se e muito menos a murmurar porque estava velha. Ela estava agradecida ao Senhor pela vida e aproveita os anos que tinha para continuar a servir o Senhor.

Fica claro para nós que Ana serviu toda sua vida ao Senhor. Ela sempre esteve agradecida, até diante das suas dores e tragédias, sua fé permaneceu firmada no Senhor.

Deus é o Deus da graça. Deus é o Deus de Ana. Ele é o Deus da tua vida. Ele te sustenta e te guarda. Sendo assim, seja agradecido e louve o Senhor. Invista sua vida no serviço do Senhor.

3- Ana anunciava a mensagem do Senhor aos que esperavam a salvação
Ana pregava. E naquele momento que viu o Senhor, pode dizer às pessoas que estavam presentes no templo que aquele menino era o Messias. Ela pregou com ousadia. E nós temos pregado?

Ana proclamava a mensagem do Senhor e esperava o Senhor. Nós enquanto aqui vivemos devemos viver a proclamar o Senhor (Mt 28.18-20), na expectativa de que Ele volte para nos levar para junto de si. Não podemos desanimar.

Há uma realidade implícita no nosso texto. É a constância e perseverança de Ana. Ela não desistiu da sua caminhada. Ela não abandonou seu ministério. Ela não se aposentou. Ela continuou a trabalhar para o Senhor. Sendo assim, continue firme. Não desiste, não deixe que a preguiça faça com que os seus dons sejam colocados na prateleira da acomodação.

Escutei certa vez uma história muito interessante sobre este aspecto. Foi aberto uma nova missão e um irmão estava todo entusiasmado e virou para um outro, que já estava reformado, mas era diácono e disse: irmão que oportunidade temos. Uma nova missão, poderemos anunciar a Palavra do Senhor. O diácono responde: irmão, já me reformei.

Ana estava na ativa. Ela não se reformou. Quem ama o Senhor não se reforma. Quem ama o Senhor tem um coração agradecido e vai sempre anunciar a graça do Senhor.

Quem ama o Senhor vai proclamar a mensagem do Senhor com ousadia, mesmo que seja uma pessoa que já tenha uma idade avançada.

O que tens feito da tua vida?
Ana utilizou sua vida para servir e honrar o Senhor. Segue o exemplo dela. Usa a tua vida para servir e honrar o Senhor.

Guisa de Conclusão

Ana a pregadora. Aquela que não deixou de anunciar a graça do Senhor. Ana uma mulher feliz. Ela é graça de quem viu o Senhor e se tornou feliz.

Ela nos ensina a vivermos com as seguintes atitudes:
A ser pessoas que devem ter prazer em estar em comunhão e adoração com o Senhor
A ser pessoas com o coração agradecido por tudo quanto o Senhor tem feito
A ser pessoas que anunciam a mensagem de salvação do Senhor.

Texto: Marcos Amazonas.

Grupo Evangélico Fé Para O Brasil:

Nenhum comentário: